Notícias

14ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA 2018) bate recorde no número de inscritos

Imagem Notícia
201 cartórios de 23 Estados e do Distrito Federal participarão do certame deste ano

A 14ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA 2018), evento promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), bateu todos os recordes no número de inscritos. Ao todo, 201 cartórios de 23 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, participarão do certame deste ano – um aumento de 55% com relação ao ano passado. No comparativo entre as últimas sete edições, os números são ainda mais gratificantes: de 2012 a 2018 houve um crescimento de mais de 300% no número de inscritos: de 43 para 201 cartórios.

“Recebemos com grande alegria esse número expressivo de inscritos. O objetivo do Prêmio Qualidade Total Anoreg/BR é incentivar as serventias notariais e registrais a se aprimorarem, prestando serviços de qualidade e agilidade. E esse alto número de inscritos demonstra que os cartórios estão cada vez mais alinhados neste objetivo de melhorar e modernizar os serviços extrajudiciais no País”, afirmou o presidente da Anoreg/BR, Claudio Marçal Freire.

Anfitrião do evento, São Paulo é o Estado com o maior número de inscritos no Prêmio, com 39 serventias. Na sequência, vem os Estados de Goiás e Mato Grosso, com 31 inscritos cada; e Ceará e Santa Catarina, com 16 inscritos cada.

“Estes números comprovam que os cartórios e tabelionatos brasileiros estão cada vez mais preocupados e empenhados em realizar uma gestão de qualidade para que o usuário dos serviços esteja satisfeito. E isso demonstra o comprometimento da classe notarial e registral com os anseios da sociedade, das nossas instituições de classe e até do Poder Judiciário, já que estamos contando com o apoio direto da Corregedoria Nacional de Justiça”, afirma a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

Curso Preparatório
Os cartórios inscritos devem agora realizar o curso preparatório para as auditorias que serão realizadas pela APCER Brasil – organismo referência do setor da certificação. O objetivo do curso é ajudar os cartorários a entender melhor os critérios de avaliação da premiação.
“Agora que estão inscritos, esses cartórios devem se manter focados realizando o serviço de qualidade que já prestam à população. Também é essencial que eles se inscrevam no curso de auditoria para que possam aperfeiçoar ainda mais os trabalhos desenvolvidos. O objetivo do curso é explicar os requisitos que são avaliados pela auditoria do PQTA, oferecendo aos cartórios condições para se prepararem para a audição. Porque a ideia do Prêmio não é que existam surpresas, mas sim, que os cartórios atendam esses requisitos e tenham mais qualidade nos processos”, explica Maria Aparecida.

Ministrado pela própria APCER Brasil, o curso preparatório já está disponível no site da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR). Para ter acesso ao conteúdo, as serventias devem entrar em contato com a secretaria da ENNOR (e-mail: ennor@ennor.org.br) enviando os seguintes dados: nome completo do cartório, número de inscrição no PQTA, quantos funcionários o cartório possui e se já participou de alguma outra edição do Prêmio.

O login e a senha para acesso ao curso serão enviados pela ENNOR em resposta ao e-mail de solicitação. Como o sistema do site gera automaticamente os dados de acesso, a Escola alerta que os inscritos devem receber a resposta em até 24 horas.

O Curso de Introdução à Auditoria – PQTA 2018 também está disponível para os cartórios que não estão inscritos na premiação. Para essas serventias, no entanto, o curso é pago e pode ser contratado diretamente no site da ENNOR, sem necessidade de contato com a secretaria da Escola.

Sobre o PQTA
Instituído em 2005, o PQTA busca fomentar entre notários e registradores a ideia de que um atendimento de qualidade e uma gestão eficiente são essenciais não apenas para melhoria do ambiente de trabalho de notários e registradores, mas também, como forma de aumentar a satisfação dos usuários e gerar bons frutos para o setor.

A entrega da 14ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2018 será durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro no Hotel Tivoli Mofarrej na cidade de São Paulo (SP).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg/BR