Notícias

Tabelionato de Tapejara celebra 90 anos nesta quinta-feira (21.03)

Imagem Notícia
A história do Tabelionato de Notas e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Tapejara, cidade que fica a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre, se confunde com a criação do município. Surgida em 1929, quando Sede Teixeira foi transformada em 14° Distrito de Passo Fundo, a serventia oferecia à época serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Notas.

A denominação do distrito de Tapejara foi dada em 1940, inspirada na língua tupi-guarani, que significa Senhor dos Caminhos. Após a emancipação do município em 1955, o Cartório Distrital passou se chamar Ofício de Sede Municipal, oferecendo os mesmos serviços. Mais tarde, com a criação da Comarca e do Cartório de Registros Públicos, assumiu a denominação de Tabelionato de Notas e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. 

De acordo com a tabeliã Nelita Zanella, que responde pela serventia desde 2013, ao longo destas nove décadas foram prestados serviços à comunidade ligados diretamente à cidadania. “A personalidade da pessoa surge com o seu registro de nascimento. A família, por muitos anos, nascia com o registro de casamento que, atualmente, são constituídos de formas mais modernas, formalizadas por escrituras lavradas no mesmo cartório, só de outra especialidade, assegurando às pessoas a garantia de direitos futuros”, destaca Zanella.

Bacharel em direito com especializações em Direito notarial e registral e Direito civil pela Universidade de Passo Fundo, a tabeliã teve contato com os serviços extrajudiciais desde cedo, visto que seus pais eram Tabeliães de Notas e Protestos e Registradores Civis nos Municípios de Guaporé e Serafina Corrêa-RS. 

Sua primeira experiência profissional na área extrajudicial foi em 1977, como auxiliar, assumindo o seu primeiro cargo como tabeliã em 1988, em Sertão, na comarca de Getúlio Vargas. Atualmente, em Tapejara, também atende o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) e o posto avançado de Getúlio Vargas. Na atual Comarca, atendeu também o Serviço Notarial e de Registros da cidade de Água Santa entre 2013 e abril de 2018.

Os avanços tecnológicos foram destacados por Zanella como a principal evolução do longo destes anos, passando dos livros escritos à mão para as ferramentas eletrônicas. Porém, a tabeliã afirma que o que não muda “é o conhecimento pessoal que o Tabelião e Registrador precisam dispor ao atender os anseios de seus clientes, pois cada caso é um caso personalíssimo, e a pessoa que está à frente do Notário e Registrador, por vezes coloca o futuro de sua vida nas mãos desses profissionais”.

O CNB/RS parabeniza a notária e sua equipe por prestar um serviço de qualidade à toda a comunidade de Tapejara.