Notícias

Tabeliães de Notas poderão emitir certificados digitais e-notariado no XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul

Nos dias 17 e 18 de maio, o Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), em parceria com o Colégio Registral do RS, promove o XIII Encontro Notarial e Registral do RS, em Restinga Seca, município da região Central do estado gaúcho. Além das atividades da programação - como palestras, workshops e seminários - os notários terão a oportunidade de emitir certificados digitais e-notariado para utilização da plataforma de modernização de serviços notariais desenvolvida pelo Conselho Federal do CNB em parceria com suas seccionais.

 

No evento, os tabeliães de notas do Rio Grande do Sul poderão conhecer a plataforma e-notariado e já se certificar digitalmente durante o XIII Encontro, mediante orientação da equipe do Conselho Federal. Essa será a segunda fase de certificação de notários pelo Brasil, que se iniciou na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e já passou por Brasília, no Distrito Federal.

 

Para garantir a emissão do certificado digital e-notariado, é preciso que cada tabelião esteja inscrito para o evento. No local, é necessário apresentar o documento de identidade (RG) e a Carta de Delegação.

 

O XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul é realizado pelo Colégio Registral do Estado e pelo CNB/RS e tem como correalizador o Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS). Além disso, o evento conta com o apoio de diversas entidades do segmento. As inscrições estão abertas até o dia 09/05 pelo site encontronotarialeregistral.com.br.

 

Sobre o e-notariado

O e-notariado é uma plataforma atual e confiável que foi criada para facilitar o acesso e utilização dos serviços oferecidos pelos notários à população brasileira. A iniciativa é fruto de um trabalho e discussão ampla da diretoria em conjunto com todas as seccionais com objetivo de obter normatização nacional em direção ao futuro da atividade notarial. Com o e-notariado, os tabeliães estarão mais seguros para prestar seus serviços de autenticação no meio digital e os cidadãos terão seu certificado digital gratuito para acessar as operações do meio notarial.

 

O serviço é oferecido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para oportunizar a validação de dados cadastrais e biométricos utilizando o serviço Datavalid, o que irá viabilizar o acesso das serventias à base biométrica do Departamento Nacional de Trânsito para uma melhor identificação do cidadão com um serviço mais ágil e mais seguro.

 

 

Texto: Ascom CNB/CF com informações da Assessoria de Comunicação do CNB/RS