O 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre está disponibilizando acesso ao sistema informatizado de matrículas de imóveis do cartório a todas as varas federais de execuções fiscais do Rio Grande do Sul. Para isto, o titular do cartório, registrador de imóveis João Pedro Lamana Paiva, assinou convênio com o diretor do Foro da Justiça Federal gaúcha, juiz Eduardo Tonetto Picarelli.
O objetivo do convênio, segundo o titular do cartório, “é garantir agilidade no fornecimento das informações que a Justiça Federal gaúcha solicita ao
Durante o Seminário Nacional de Implantação do Registro Civil Eletrônico, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) na última sexta-feira (10.08), em São Paulo, e que contou com a participação das principais autoridades relacionadas à atividade do Registro Civil brasileiro, além de representantes de 25 Estados brasileiros, a ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu um ato histórico em um evento promovido por entidades de notários e registradores.
Leia mais...O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) assinaram na última quarta-feira (08.08) o Termo de Cooperação Técnica nº 24/2012, que tem a finalidade de tornar obrigatórias as informações de todos os notários brasileiros acerca dos atos
Leia mais...A Casa da Moeda do Brasil está encaminhando por e-mail aos registradores civis um comunicado sobre a atualização do manual Certuni. De acordo com o comunicado, o sistema está passando por melhorias e, por isso, é possível que haja algumas instabilidades e problemas de acesso.
Veja abaixo a íntegra do e-mail enviada pelo Casa da Moeda.
Sistema começa a ser implementado em São Paulo e depois será levado para outros estados. Alguns cartórios poderão oferecer serviços a partir de segunda (13). Adequação total está prevista para daqui há um mês.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) literalmente entrou em campo neste fim de semana. O órgão responsável pelo planejamento estratégico do Poder Judiciário lançou, nos principais jogos da 16ª Rodada do Brasileirão, a campanha Pai Presente, de estímulo ao reconhecimento de paternidade de forma espontânea. Jogadores de times rivais se uniram e foram para a partida segurando faixas com o seguinte slogan: Pai Presente, o reconhecimento que todo filho merece.
Leia mais...