Colegas Associados
Com relação ao Comunicado enviado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, informando a abertura de conta especial para depósito de valores auferidos nos serviços declarados vagos, informo que a ANOREG/RS, à qual presido e que congrega os Colégios Registral e Notarial do RS
O Brasil está apertando o cerco aos homens que não querem reconhecer a paternidade dos filhos. Recentemente o Senado aprovou a presunção da paternidade quando há recusa de fazer o exame de DNA (situação aplicada ao vice-presidente da República, José de Alencar) e na segunda-feira (9) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o projeto Pai Presente.
A iniciativa pretende estabelecer regras para que os tribunais e juízes brasileiros consigam diminuir os casos de paternidade desconhecida na
Os cartórios de registro civil poderão usar a internet para enviar todos os meses ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a relação de óbitos ocorridos no mês anterior. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 7342/10, do Senado, em tramitação na Câmara. O texto altera a Lei Orgânica da Seguridade Social (8.212/91).
A comunicação da ocorrência de óbitos foi determinado pela lei para evitar que o INSS pague o benefício mesmo após a morte do titular. Atualmente
O Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal pretende emitir, até o final do ano, de 100 mil a 200 mil registros de identidade civil (RIC), a nova carteira de identidade equipada com um chip que vai permitir ao cidadão exercer todos os seus direitos com um único documento. Ainda não está prevista, no entanto, a data de início da emissão dessas carteiras.
Além de simplificar a vida do brasileiro, o RIC traz dispositivos contra a falsificação, o que evitará fraudes a partir do roubo da carteira de identidade.
O 66º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protestos, realizado na sexta 6 e sábado 7 de agosto na cidade de Canela, teve 198 inscritos. O interesse pelos assuntos colocados em pauta pode ser medido pelo sucesso do encontro, que encerrou após as 19h no Hotel Continental.
A diretoria do Colégio Notarial decidiu inovar, e realizou um coquetel de confraternização na noite de sexta-feira, como primeira atividade do evento.
As discussões aconteceram a partir das 9h da manhã de sábado. O advogado e professor universitário Bráulio Dinarte da Silva Pinto falou
Divergências sobre qual deve ser o regime de bens no casamento de pessoas maiores de 60 anos adiaram a votação de proposta sobre o assunto, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa. Na última reunião do colegiado, projeto que permitia a livre escolha do regime de bens das pessoas da terceira idade foi colocado em pauta, mas pedido de vista impossibilitou a votação da matéria, que tinha parecer favorável do relator, senador Marco Maciel (DEM-PE).
Leia mais...