Notícias

CNB-CF e Ancert participam da Cerimônia dos 10 anos da ICP-Brasil

Evento realizado no Palácio do Planalto em Brasília (DF) marcou início da fase pela massificação do documento eletrônico no Brasil.Brasília (DF) - O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) participou na última quarta-feira (24.08), da Cerimônia dos 10 anos de criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) contou com a presença de cerca de 150 pessoas e homenageou pessoas e entidades que contribuíram para a construção do sistema. Participaram da solenidade o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, e o presidente da ANCert, o tabelião Paulo Tupinambá Vampré.

O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães (dir.) e o tabelião Paulo Tupinambá Vampré, presidente da ANCert (esq.) ao lado dos principais diretores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Terceira rede de maior capilaridade no País, com 67 postos de atendimento em todo o Brasil, a Autoridade Certificadora dos Notários brasileiros (AC Notarial), contou com a presença do presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, e do presidente da Associação Nacional das Autoridades de Certificação Digital (ANCert), Paulo Tupinambá Vampré.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, “nessa primeira década de trabalhos da ICP-Brasil é importante que os integrantes desse sistema vejam a certificação digital não com um olhar retrospectivo, mas, baseados em uma visão de futuro”, disse em seu discurso de abertura. “Efetivamente, a ICP-Brasil é uma estrutura do país que beneficia e beneficiará milhões de brasileiros”, completou.

Para Martini, a participação da sociedade organizada no desenvolvimento da Certificação Digital será a grande propulsora dos próximos 10 anos da ICP-Brasil. “Para isso, contamos com a colaboração efetiva dos notários e registradores brasileiros e do Poder Judiciário, grandes artífices da disseminação do certificado digital na sociedade”.

O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães (dir.) conversa com o presidente do ITI, Renato Martini

No evento, o consultor de certificação digital do CNB-CF e coordenador dos Comitês de Identidades Digitais Confiáveis da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Manuel Matos foi homenageado com uma das pessoas que mais contribuíram com o desenvolvimento do sistema de certificação digital brasileiro. “Contribuir com o desenvolvimento do nosso país é dever de cada cidadão. Participar deste momento de transformação de uma sociedade interconectada e digital é um privilégio para poucas gerações”, disse Matos, após receber a homenagem.

Manuel Matos, consultor do CNB-CF foi uma das personalidades homenageadas nos 10 anos da ICP-Brasil

Entre os agradecimentos os notários foram destacados. “Dedico esta homenagem também aos meus amigos das entidades representativas da sociedade civil organizada, Dr. Ubiratan Guimarães e Dr. Paulo Vampré pelo amor à causa da ICP-Brasil e pela colaboração na construção desta grande obra”, afirmou o consultor do CNB-CF.

Também foram homenageados durante a cerimônia a Receita Federal, o Ministério da Educação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que esteve representado pelo secretário geral Fernando Marcondes, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), o Laboratório de Ensaios e Auditorias LSI-TEC e o funcionário do ITI, Pedro Pinheiro Cardoso.

Cerca de 150 pessoas dos mais altos escalões do Governo Federal compareceram ao evento em Brasília (DF)

O presidente do ITI destacou ainda quatro temas que, em sua opinião, são os grandes desafios dos próximos anos da ICP-Brasil: a desmaterialização de processos, a utilização dos documentos eletrônicos, o Registro de Identidade Civil (RIC) e a homologação de equipamentos que permitam o uso da certificação digital. “É preciso realizar a adoção de iniciativas voltadas para projetos que foquem o desenvolvimento da economia verde (green economy). Além disso, é necessário que sejam homologados dispositivos que cada vez mais assumam o protagonismo na amplitude e na massificação da certificação digital no Brasil”.

Representante da AC Notarial, uma das que mais crescem no País, Ubiratan Guimarães, presidente do CNB-CF, esteve ao lado das autoridades do ITI em Brasília (DF).

Fonte: CNB