Georreferenciamento e sobre ISS e IR foram temas de discussões
O Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul realizou em Bento Gonçalves no último sábado, 01 de outubro, o 68o Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e
Protestos.
O evento foi aberto com a apresentação de assuntos administrativos da entidade. O coordenador da comissão que organiza as comemorações dos 50 anos de fundação da entidade, Dr. João Figueiredo Ferreira, apresentou a programação prevista para as comemorações. As ações já iniciaram com o lançamento de concurso literário, que tem prazo de apresentação de monografias até o dia 30 de novembro. A entidade também está solicitando aos colegas de todo o Estado que contribuam com fotos que contem a história da entidade e de seus fundadores. A idéia é fazer uma galeria de fotos para apresentar no dia 30 de março de 2012, quando haverá um baile de comemoração.
Em seguida, o superintendente regional substituto do INCRA-RS, Francisco Emilio M. de Lemos, falou sobre Georreferenciamento – Perspectivas – Aplicação.
Na parte da tarde, a Coopnore fez um relatório da situação da cooperativa.
Na sequência, o advogado Dr. Antonio Herance Filho falou sobre “Questões tributárias de interesse da classe notarial – ISS e IR”, fazendo um panorama da situação no Brasil e no Rio Grande do Sul, posicionando registradores e tabeliães sobre os dois assuntos.
Na continuidade, foi aberto espaço para que a presidente do Educandário São João Batista, Dra. Eveline Borges Streck, falasse sobre a possibilidade de que pessoas físicas e jurídicas possam destinar uma parte de seu Imposto de Renda para uma instituição que atue na área de responsabilidade social. O objetivo é sensibilizar os tabeliães e registradores para que destinem parte de seu IR para a instituição.
Após a apresentação do Educandário, foi feito o “pinga fogo”, que como sempre teve participação maciça.
Na noite de sábado, foi realizado jantar de confraternização, em comemoração ao Dia Internacional do Notário.