Notícias

Diretoria do CNB/RS reúne-se para discutir assuntos de interesse da classe

Imagem Notícia

A diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) reuniu-se, no fim da tarde desta terça-feira (15), para deliberar sobre assuntos de interesse da classe. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Porto Alegre.

Presidida pelo 1º tesoureiro, Danilo Alceu Kunzler, que substituiu o presidente, Ney Paulo Azambuja, que estava em deslocamento para Porto Alegre após uma reunião das seccionais estaduais do Colégio Notarial, a reunião foi iniciada pela leitura e aprovação da ata do encontro anterior.

A primeira correspondência recebida foi enviada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), que convidou a diretoria para participar da sessão solene em comemoração aos 145 anos da entidade.

O Tribunal também solicitou um parecer a respeito do Provimento 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre os padrões de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados das serventias extrajudiciais.

O Curso Prático de Direito de Família, Direito das Sucessões e Português para Redação, realizado em Santo Ângelo, no dia 5 de outubro, também foi comentado. A assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa, apresentou os resultados da pesquisa de satisfação realizada durante o evento. Conforme o levantamento, cerca de 70% dos 160 participantes classificaram o curso com notas entre 8 e 10, e houve diversas sugestões para novos assuntos.

Os últimos ajustes para o 73º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protesto do Rio Grande do Sul foram realizados. O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em Porto Alegre e contará com palestras do juiz-corregedor Maurício Ramires e dos fiscais da Receita Estadual, Filipe Saldanha e Márcio Sasso. Aproveite a oportunidade e participe!

Kunzler também falou sobre a nova sede do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e o lançamento da nova Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC). Conforme o 1º tesoureiro, o local foi muito bem escolhido e a migração do antigo sistema da CENSEC para o novo trará muitas facilidades para os usuários.

Os dados de acessos aos cursos online disponibilizados pelo CNB/RS e a WR também foram apresentados. Conforme Rosa, desde o início dos cursos, em 1º de julho, houve 688 acessos. A videoaula deste mês aborda o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Clique aqui para mais informações.

Quase ao fim da reunião, o presidente juntou-se aos demais para acompanhar o restante das deliberações. Com autorização de Azambuja, Kunzler apresentou os dados do balanço da atual gestão, que serão apresentados durante a Assembleia Geral Ordinária, marcada para às 16h30, do dia 25 de outubro, no Hotel Deville.

Encerrando, o presidente comentou o encontro realizado conjuntamente com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ/RS) para debater o projeto de comunicação de venda de veículos. Saiba mais neste link.

Também participaram da reunião o 2º tesoureiro, Marcos Cunha Lima; os conselheiros de ética, João Figueiredo Ferreira e Lauro Machado Barreto; os conselheiros fiscais, José Carlos Espig, Sandra Maria Kappler, Francisco da Rocha Luz e Cledemar Dornelles de Menezes; o consultor de comunicação empresarial, Jorge Edson Mattos; e o associado, Alan Lanzarin.

Fonte: Assessoria de Imprensa